quarta-feira, 30 de outubro de 2013

Dieta Dukan

Dando uma olhada neste blog http://www.giovanadiariomulher.com/search/label/Dukan, descobri que na verdade a dieta que eu estou seguindo é a Dukan. Não a Atkins. É  tanto que se fala em dieta da proteína que até confunde a cabeça da gente. Agora tá tudo bem claro pra mim, espero que sirva pra ajudar alguém também. Segue abaixo o texto que me esclareceu tudo. Crédito: Diário de mulher.

Mitos e verdades sobre a Dieta Dukan

Recebi um material interessantissimo da assessoria da Dieta Dukan que com certeza vai tirar muitas duvidas que ainda rondam algumas pessoas que tem vontade de seguir a Dukan, ou que até mesmo já ingressou mas ainda se sentem inseguras.

1-) A Dieta Dukan é criticada por alguns médicos e nutricionistas por ser considerada radical. Ela pode prejudicar a minha saúde?

Não, absolutamente, não.  Não somente ela não representa nenhum risco para a sáude (33 milhões de leitores no mundo e zero problema de saúde), como também a dieta está associada a uma melhora da diabete, da hipertensão, da redução do risco cardiovascular, da apnéia do sono. Além disso, é utilizada pelas crianças epilépticas intolerantes a medicamento epiléptico. Enfim, recentes estudos norte-americanos demonstraram que a dieta é capaz de melhorar as insuficiencias diabéticas.

2-) O corte de carboidratos nas duas primeiras fases da dieta irá me deixar fraco ou com tonturas?
De jeito nenhum. Uma  única precaução a tomar é destinada às pessoas hipertensas que seguiram um ou vários tratamentos para manter a pressão em nível normal. A dieta, por baixar a pressão, é necessário, na medida em que se perde peso, pedir ao médico para diminuir os medicamentos recomendados. Vários pacientes com sobrepeso ou obesos pararam de tomar remédios, pois já não precisavam mais.

3-)A dieta Dukan e a Atkins são a mesma dieta?
Não, minha dieta é composta por 100 alimentos dos quais 72 ricos em proteínas, porém pobres em lipídios (gordura) e 28 legumes, autorizados comer à vontade.
A dieta Atkins autoriza as proteínas à vontade assim como eu, mas autoriza também as gorduras de origem animal à vontade, enquanto eu as proíbo.
Além disso, a dieta Atkins não autoriza ou muito pouco os legumes enquanto esses são um dos pilares da minha dieta.
A dieta Atkins não propõe um programa de estabilização, enquanto eu dedico duas fases  para consolidação (3ª fase) e estabilização definitiva (4ª fase) do peso perdido.
Por último, Atkins não recomenda atividade física enquanto eu prescrevo 20 minutos de caminhada em fase de atque, 30 minutos durante a Cruzeiro, 25 minutos na Consolidação e 20 minutos para o resto da vida quando estiver na Estabilização.

4-)Qual a diferença entre a Dieta Dukan e uma dieta balanceada?
A dieta equilibrada é uma dieta que permite comer de tudo um pouco, concedendo 55% do valor alimentar diário em forma de carboidrato.  É uma dieta saudável e normal para pessoas que não estão com sobrepeso e que não querem engordar. Porém uma dieta equilibrada controla o peso MAS NÃO FAZ EMAGRECER. Se você está com excesso de 10 kg ou 20 kg, uma dieta equilibrada lhe impedirá de continuar a ganhar peso, mas se você quiser emagrecer, vai precisar seguir uma dieta mais radical e eficiente.

5-)Há alguma contra indicação para a dieta?
Não, mas não se deve seguir uma dieta antes do final da fase de crescimento, ou seja não antes dos 17 anos ou sem acompanhamento médico. Também, não se deve seguir a dieta em caso de diabete insulinodependante nem ao longo da gravidez. E evitar emagrecer em caso de insuficiencia renal severa.

6-)Existem críticas sobre a dieta que consideram que ela tem efeitos nocivos para o rim e o intestino. Como se defender sobre isso?
Isso é falso, as críticas não são científicas, pois trata-se exatamente do contrário. Minha dieta, como todas as dietas cetogênica, ou seja muito pobre em hidratos de carbono, são capazes de melhorar os rins danificados. E graças a seu bom teor em proteínas, minha dieta é ideal para o intestino. Mas é importate respeitar a regra de 2 litros de água e o consumo do farelo de aveia para evitar a constipação.

7-)Por que a dieta é considerada para a vida toda?
Porque se o sobrepeso é um fracasso é porque TODAS as dietas, qualquer que seja o país, terminam quando o peso desejado é alcançado. O médico ou o método adotado recomenda “comer com moderação” e um ri do outro. Razão pela qual 97% das pessoas que emagreceram engordaram após 4 ou 5 anos. No passado, eu fazia a mesma coisa e tinha a desagradável supresa de ver meus pacientes engordarem. Novamente. Então, eu  estabeleci o que eu chamo de Pós-dieta e minha fase de consolidação. Melhorou, mas não resolveu. Nos anos 90, eu então acrescentei a 4º fase que é a estabilização que consiste em 3 regras simples e fáceis a serem seguidas pelo resto da vida: a quinta-feira proteíca, 20 min de caminhada (e subir escadas) e 3 c. de sopa de farelo de aveia.

8-)Na Dieta Dukan não é preciso contar calorias?
 Absolutamente não. Contar as calorias toca à psicologia e à afetividade da pessoa com sobrepeso.  Ademais, é difícil de não se enganar quando compramos um prato pronto ou comemos no restaurante. Enfim, se contamos as calorias, comemos indiferentemente as calorias provenientes indiferentemente das gorduras, dos açúcares e das proteínas.  E nestas condicções, a perda de peso é lenta e o corpo se adapta progresssivamente, precisando aos poucos diminuir a quantidade de calorias consumidas. Em geral, começa-se com uma dieta de 1.200 calorias, após algumas semanas, a perda de peso estagna e é preciso diminuir para 900 calorias, e frequentemente termina-se a 600 calorias, o que representa uma dieta de fome. Faça de tudo, exceto uma dieta de baixa calorias, que eu estimo a origem da derrota da luta contra o excesso de peso e obesidade.

9-)Quais alimentos posso consumir na primeira e na segunda fase da minha dieta?
 Primeira fase, todos os alimentos ricos em proteínas como a carne (magra, churrasco, bife, etc), costela e escalope de vitela. Todos os peixes de água salgada ou doce, surimi, salmão defumado, atum natural e lata. Todos os frutos do mar. Todas as aves sem a pele, exceto pato e ganso. Os ovos, presuntos magros, peito de peru light.
Os laticínios magros (iogurtes 0%), o tofu, seitan e 2 litros de água.
Em fase de cruzeiro, todos os alimentos acima citados acrescidos de todos os legumes, com exceção dos feculentos.

10-)Durante a dieta pode ocorrer à estabilização do peso e o emagrecimento acontecer de forma mais lenta? O que devo fazer?
 Quando emagrecemos rapidamente e que perdemos uma boa parte do peso, o corpo que é programado para viver em modo penúria e não em modo abundância, tende a resistir à carência de suas reservas de gorduras que significam, para ele, a estratégia de  sobrevivência. Por isso, ele reduz ao máximo seus gastos e aumenta o aproveito que faz dos alimentos. Razão pela qual a balança marca estagnação. Mas esta estagação é passageira pois se continuamos seguindo a dieta na fase de  cruzeiro, o corpo não pode resistir por muito tempo a, no final de alguns dias (máximo uma semana), ele recomeça a queimar mais do que ele consome e emagrece. Então, basta esperar  e a única coisa a não fazer é se desmotivar e quebrar a dieta caindo na armadilha que seu corpo prega para lhe fazer comer o que não se pode. Aliás, ao contrário, é preciso ser o mais restrito e disciplinado possível, beber mais água que de costume, consumir pouco sal e se exercitar mais, tentar caminhar durante 4 dias 1 hora por semana.

11-)O azeite não é um alimento liberado, como temperar os alimentos? Os molhos são liberados?
O azeite é limitado a 1 c. de café por dia. Para o vinagrete, convém preparar da seguinte maneira : em um bol, coloque uma colher de sopa de mostarda à l’ancienne, adicione 5 colheres de sopa de vinagre balsâmico, 2 colheres de sopa de água, uma colher de café de azeite , um dente de alho e 6 folhas de manjericão.

12-)O farelo de aveia irá me ajudar a emagrecer. De que forma?
O farelo de aveia é o único alimento que hoje  possa se prevaler de uma ação emagrecedora. E isso se explica por 3 razões : poder de absorção até 20 vezes seu volume de água, sua sensação de saciedade, e seu estímulo ao funcionamento do intestino. O que representa uma perda de caloria de 5% dos alimentos consumidos. Por último, o farelo permite de preparar várias e deliciosas receitas da dieta (crepes, panquecas, muffins, massa de pizza, etc). em fase de ataque, a dose é de 1.5 c. de sopa, por dia ; na Cruzeiro 2 colheres por dia , na consolidação 2.5 por dia e na estabilização 3 c. para o resto da vida.

13-)Todos os alimentos diet e light são liberados?
Somente os alimentos lights que não contém açúcar como o chiclete, os refrigerantes Zero. A menção Diet não é suficientemente adequada e pode nos enganar. 


Dukan é um método de Emagrecimento simples e eficaz, com proposta de perda de peso rápida com resultado duradouro, já que passamos pelas etapas de consolidação e estabilização do peso. Melhor do que emagrecer, é manter o corpinho!

2 comentários:

jade disse...

Não a Atkins. É tanto que se fala em dieta da proteína que até confunde a cabeça da gente. Agora tá tudo bem claro pra mim, espero que sirva pra ajudar alguém também. dieta da proteina dukan

jade disse...

descobri que na verdade a dieta que eu estou seguindo é a Dukan. Não a Atkins. É tanto que se fala em dieta da proteína que até confunde a cabeça da gente. dieta da proteina dukan