quarta-feira, 23 de maio de 2012

Como funciona o plano Alimentar da Dieta Atkins



Dr. Atkins


À pedidos de algumas meninas e também por eu querer saber um pouco mais sobre a a Dieta Atkins, pesquisei algumas coisas sobre e no blog da gentilíssima Pimenthynha, encontrei muitas coisas interessantes sobre o assunto. Com a autorização dela, publico esse texto de seu blog que me agradou muito e penso que vai agradar aos que estão interessados também. 


Texto Retirado na integra do Blog Meu Diário da Dieta Atkins.


O plano alimentar do programa de emagrecimento da Dieta Atkins é baseado nas quatro fases do Dr. Atkins Diet Plan que restringem a uma diminuição severa a moderada no consumo de carboidratos, ou seja, a ingestão de carboidratos processados ​​e refinados, tais como alimentos com alto teor de açúcar, pães, massas, cereais e vegetais ricos em amido .
Na Dieta Atkins em conjunto com uma grande ou moderada restrição na ingestão de carboidratos também é necessário o consumo do suplementos nutricionais, que incluem um multivitamínico espectro total, óleos essenciais, além de ácidos graxos, suplementação mineral e exercício físico regular.

Plano de alimentar da Dieta Atkins
O plano alimentar da Dieta Atkins consiste em refeições planejadas individualmente, que permitem que pessoas que fazem a dieta selecionarem os alimentos permitidos em cada refeição, com base na necessidade de atingir perda de peso e manutenção do peso. Na Dieta Atkins as refeições são preparadas por uma diferente composição de alimentos, dependendo da fase da dieta em que a pessoa se encontra e também da taxa metabólica individual.

As Fases da Dieta Atkins - Quatro fases do Plano Alimentar

Dieta Atkins Fase 1: Dieta de Indução
A fase de indução da dieta Atkins restringe severamente o consumo de carboidratos a 20 gramas por dia, por um período mínimo de 14 dias. O consumo de carboidratos da fase de indução são provenientes principalmente de saladas e outros vegetais não-amiláceos.

Dieta Atkins Fase 2: Perda de Peso Contínua (PPC)
A fase da PPC consiste em incrementar uma pequena porção de carboidratos à dieta, com uma dieta densa e rica em fibras, composta por uma variedade um pouco maior de alimentos, aumentando de 20 gramas para 25 gramas por dia na primeira semana, 30 gramas por dia na semana seguinte e assim por diante semanais até parar a perda de peso. Em seguida, subtrai-se 5 gramas de carboidratos de sua ingestão diária para que você continue sustentado a perda de peso moderada.

Dieta Atkins Fase 3: Dieta de Pré-Manutenção
A fase de pré-manutenção consiste na transição da perda de peso com o peso de manutenção, aumentando a ingestão diária de carboidratos em incrementos de 10 gramas a cada semana, desde que a perda de peso gradual seja mantida.

Dieta Atkins Fase 4: Dieta de Manutenção
A dieta manutenção permite a escolha entre uma ampla variedade de alimentos, permite ainda controlar a ingestão de carboidratos para garantir a manutenção do peso e a sensação de bem estar por toda a vida.

Dieta Atkins: Plano de Sucesso
O sucesso do plano alimentar Atkins reside no fato de que as refeições que compõe a dieta permitem que seus adeptos possam comer alimentos saborosos, que não só causam a perda de peso, mas também reduzem os níveis de triglicérides e colesterol do organismo.
A dieta não restringe ou limita indevidamente a ingestão de alimentos, portanto, os seguidores da Dieta Atkins estão livres de ataque de fome e ficam menos obcecados pela comida.
Fatores Envolvidos no Sucesso da Dieta Atkins
1.    As refeições que você fará no plano alimentar da dieta é composta por alimentos menos processados e mais nutritivos, por exemplo, carne, peixe, queijo, nozes, ovos, pouco açúcar/ vegetais ricos em amido e frutas. A dieta é a base de proteínas, gorduras e carboidratos complexos, que trazem saciedade, tornando as pessoas menos propensas a sentir fome e não tem desejo por comida.
2.    A restrição na ingestão de carboidratos nas refeição da dieta de diminuem as reservas de carboidratos que são armazenadas no corpo (glicogênio), resultando em cetose. Durante a cetose, ocorre a rápida perda de peso, pois o corpo passa a queimar gorduras para gerar a energia necessária como combustível para o metabolismo, ou seja, utiliza as gorduras armazenadas no próprio corpo para sobreviver. A dieta de indução que compõe o plano alimentar Atkins também é conhecida como dieta cetogênica, por induzir ao estado de Cetose.
3.    O excesso na ingestão de carboidratos estimula a produção excessiva de insulina, o que converte o excesso de glicose em gordura e previne a quebra de gorduras no corpo. A Dieta Atkins, com o consumo reduzido nos carboidratos e na primeira fase próximo a zero permite, portanto, a diminuição da resposta excessiva de insulina, que é a marca do sobrepeso e obesidade.


Espero que tenham curtido! 


Bjos


Mabe

5 comentários:

Fabi Lange Brandes disse...

legal aber mais sobre essa dieta, tenho certeza que dá resultados, mas pra mim, eu nao seria capaz
hihihi
beijos

Geovana Centeno disse...

ja tinha lido uma vez sobre a dieta atkins, faço a dukan, tu sabe né, mas pra mim, o dr atkins é o pai das dietas sem carboidratos, depois veio outros melhorando um pouco a dieta, é a minha opiniaõ hehehe

com certeza tu vai eliminar esse kilo rapidinho...continue firme, adorei ver voce e a mana foto...beijocas


ah vou te indicar um blog que faz atkins, não se tu ja não conhece...
http://kerokeijo.blogspot.com.br/

Daiana Feliciano disse...

Ei linda? Forças para seus desafios, beijocassss

Lu Moraes disse...

Oi Mabe, tudo bem?

Vim retribuir e agradecer sua visita, adorei seu cantinho e já tô seguindo. Vi que você começou o blog há pouco tempo, né? Vou aproveitar e ler ele inteiro, desde a primeira postagem. É meio que uma mania, amo ler os blogs do começo, as primeiras postagens...

Ahh, se preocupa não, tenho certeza que esse quilo que você ganhou semana passada vai embora rapidinho. rsrs

Um beijo!

Janaina disse...

Olá querida tudo bem???
Legal esta dieta, é muito parecida com a dukan.
Espero que vc consiga eliminar os kg que pretende...
Beijinhos...